No Condomínio Residencial Villa Piemonte, em Franca, SP, uma obra desafiadora do escritório Cubo Arquitetura e Design, comandado por Daniel Dadalto e Mirella Campos, cria uma ponte suspensa de acesso à entrada, que se transforma em ponto de atração.
“O projeto se originou da condição de manter o declive bem acentuado original do terreno e construir a casa toda no platô da parte mais baixa. Tomada essa decisão, tivemos a ideia que trouxe um grande diferencial para o projeto: uma ponte suspensa em estrutura metálica, toda revestida em madeira, que seria o acesso principal da residência.
Essa ponte flutua por cima da piscina, tornando-se um elemento arquitetônico muito interessante para ambos os pavimentos.
Por se tratarem de moradores jovens e muito ligados à natureza, todo o acabamento da casa foi pensado para que tivesse uma linguagem contemporânea, porém orgânica: um porcelanato importado com ares de pedra reveste o piso da área comum, o forro é todo ripado em madeira natural, pilares de concreto aparente, muita área verde.
A escada central da casa é iluminada por grandes esquadrias de alumínio e vidro, permitindo que o jardim externo e o espelho d’água se integrem ao jardim interno: uma árvore plantada aos pés da escada cruzando os pavimentos.
Com poucas paredes e divisões, a parte social da casa é toda integrada e foi pensada para que o convívio dos moradores fosse valorizado. Cozinha, área gourmet, home-office, piscina e jardim formam um só grande espaço e conversam em seus acabamentos, formando uma unidade visual que traz conforto estético e amplitude.
No mobiliário, optamos por um design atemporal e orgânico. Tecidos e tapetes em fibras naturais, madeira e palha predominam. Um dos destaques do projeto são as poltronas do designer brasilerio José Zanine de Caldas, desenhadas em 1954.”
Confira mais imagens do projeto...
Comments