Casa Replicante
- Redação Obra Prima
- 20 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Os projetos desenvolvidos pela Bernardes Arquitetura têm na sustentabilidade um dos pilares centrais. Com a Casa Pipa não foi diferente. Confira este book premiado do arquiteto Thiago Bernardes e equipe, com paisagismo de Marcelo Faisal, nas imagens de Ruy Teixeira.



A Casa Pipa foi desenvolvida como um protótipo pela Bernardes Arquitetura, em parceria com a construtora Laer Engenharia e um casal de empresários, que queriam um produto que pudesse ser replicado e vendido em módulos para outros clientes, gerando uma experiência de obra rápida, com garantia de prazos, eficiência energética e controle tecnológico.



A residência foi projetada visando eficiência construtiva, através de um sistema industrializado que permitiu sua rápida execução e baixíssima produção de resíduos. Seu sistema estrutural em madeira laminada colada de eucalipto torna a casa adaptável ao terreno, permitindo sua reprodução em diversos tipos de declividade, ao mesmo tempo em que proporciona grande diversidade compositiva e a possibilidade de diferentes acabamentos. O sistema de caixilharia, também em madeira laminada colada, garante estabilidade aos perfis estruturais.



A casa elevada do solo garante estanqueidade e ventilação para a laje de piso, assim como visitação às instalações que passam pelo piso. O forro, com sistema de encaixe, permite ajustes e visitação a complexos aéreos. A casa também possui sistema de aquecimento, bem como instalações de ar condicionado e elétrica divididos por módulos, simplificando sua manutenção e funcionamento. O fechamento em painéis pré-moldados em concreto, com aplicação tipo fachada ventilada, garantem boa reposta térmica e manutenção zero, devido à não necessidade de retoque de pintura. A casa como um todo foi projetada visando bom isolamento térmico, além de baixa e fácil manutenção. A equipe desenvolveu um produto com materiais de alta qualidade e tecnologia ecologicamente correta, unindo baixo custo com design contemporâneo.
Local: Porto Feliz, SP
Data do projeto: 2018
Área: 500 m²
Arquitetura: Bernardes Arquitetura
Interiores: Bernardes Arquitetura
Equipe: Thiago Bernardes, Nuno Costa Nunes, Camila Tariki, Rafael Henrique de Oliveira, Gabriel Falcade, Matheus d’Almeida, João Magalhães, Julia Medeiros
Paisagismo: Marcelo Faisal
Iluminação: Lightworks
Fotos: Ruy Teixeira
Prêmios: World Architecture Festival, Finalista, 2019 Architizer A+Awards, Vencedor Voto Popular, 2019
Comments