Neste projeto da Aguirre Arquitetura o paisagismo é protagonista. A equipe do escritório organizou a residência em um único pavimento ligado a dois jardins internos, assim atendendo ao pedido dos moradores de contemplar a natureza dentro de um condomínio fechado. Fotos: Leonardo Finotti.
Projetada para atender as necessidades dos moradores de contemplar a natureza dentro de um condomínio fechado na cidade de Uberlândia-MG, a casa Malu se organiza em um único pavimento interligada a dois jardins internos, que promovem uma ligação forte entre os espaços de convívio e o paisagismo. Esses jardins desempenham papel estruturador do projeto interligado ao espaço social para criar um espaço amplo e fluido.
Trazer o paisagismo como protagonista permitiu uma setorização bem definida entre os espaços íntimos e sociais através de um programa funcional e a integração com o verde da entrada da casa até os espaços íntimos, convidando o usuário a contemplar o verde durante o percurso até o interior da residência.
O projeto buscou trazer espécies tropicais compondo um maciço vegetal mais denso e árvores com copas que, através das sombras, favorecem o microclima do local, tornando os espaços mais confortáveis e arejados. A posição dos jardins permitiu uma maior iluminação natural e uma ventilação cruzada aos ambientes sociais.
Comments