Destinos mundialmente famosos como Mykonos e Santorini são imediatamente reconhecíveis em fotos graças em parte à sua arquitetura distinta. Os influenciadores adoram tirar fotos em frente às casas caiadas de branco das ilhas com detalhes e portas azuis. Mas por que as casas das ilhas gregas são azuis e brancas?
Muitas pessoas reconhecem o azul e o branco como as cores icônicas da Grécia. São as cores da bandeira, mas também do mar e do céu brilhantes, sinônimo do belo Mediterrâneo.
No entanto, nas ilhas Cíclades, a coloração azul e branca distinta das casas não é baseada no simbolismo das cores na Grécia. De fato, há várias razões por trás dessa marca registrada da arquitetura das ilhas gregas e a maioria, bastante prática.
As casas de pedras no verão grego
Grande parte das casas em ilhas como Mykonos, Paros e Naxos foram originalmente construídas em pedra. Esta foi uma decisão prática, já que havia pouca madeira na paisagem rochosa da ilha do mar Egeu.
No entanto, as pedras eram geralmente de cor escura. Isso apresentou um problema durante os verões gregos ensolarados. A luz do sol que incidia sobre as casas seria absorvida pelas pedras escuras, tornando o interior insuportavelmente quente.
Assim, os moradores começaram a pintar as pedras de branco, em um esforço para refrescar seus espaços internos. O processo funcionou, resultando em casas insulares mais frescas e confortáveis.
Como a cólera afetou o design da casa
Então, em 1938, uma ordem nacional acelerou a disseminação dessa nova estética de design.
Na época, a Grécia sofria um surto de cólera durante a ditadura de Ioannis Metaxas. Em um esforço para conter a doença, ele ordenou que os cidadãos branqueassem suas casas.
Isso pode parecer estranho hoje, mas a cal usada para pintar as casas continha calcário. O calcário é um poderoso desinfetante, e muitos outros não eram de uso comum na época.
Os cidadãos gregos, assim, branquearam suas casas para ajudar a higienizá-las e reduzir a propagação da cólera.
E a cor azul das casas das ilhas gregas?
Embora o azul seja a cor de destaque mais comum para portas e persianas nas ilhas Cíclades, não é a única. De fato, se você caminhar por muitas ilhas, notará detalhes em vermelho, verde e marrom, além do azul.
No entanto, a cor azul vibrante ainda domina a paisagem das Cíclades. Por que é que?
Bem, isso se resume ao custo. Pescadores e outros homens do mar pintaram suas janelas e persianas com o que sobrou depois de pintar seu barco. E por causa dos elementos usados para criá-lo, o azul geralmente era a cor mais barata de tinta.
O azul usado nas casas das ilhas gregas era feito de uma mistura de calcário e um produto de limpeza chamado “loulaki”. Loulaki era uma espécie de pó de talco azul que a maioria dos ilhéus tinha prontamente disponível em casa. Portanto, a tinta azul era uma cor muito fácil para eles fazerem.
A ditadura militar impõe o esquema de cores das ilhas gregas
As belas cores das casas das ilhas gregas tornaram-se obrigatórias durante a ditadura militar que tomou conta da Grécia em 1967. O regime acreditava que as cores inspirariam patriotismo e refletiam o nacionalismo grego. Eventualmente, eles aprovaram uma lei em 1974 para obrigar a pintura de casas nas ilhas gregas em azul e branco.
Embora esses regulamentos tenham sido relaxados agora, as cores azul e branco das ilhas gregas se tornaram um grande atrativo para os viajantes. Portanto, muitos ilhéus optam por mantê-los. No final das contas, isso se deve tanto pelas razões práticas que eles começaram a usar essas cores quanto porque são boas para o turismo.
Vagando pelas ilhas das Cíclades hoje, os visitantes podem facilmente encontrar casas com pedras originais da cor da terra ou cores ligeiramente diferentes. No entanto, o azul e o branco ainda dominam o design das ilhas gregas, assim como a imagem que as pessoas de todo o mundo têm de lá.
Fonte: Joanna Kalafatis para Greek Reporter
Fotos: Freepik