O projeto para a nova Sede Social do Condomínio Laranjeiras, em Paraty, no litoral Sul do Rio de Janeiro, foi solicitado ao escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados, para substituir uma antiga sede que já não atendia às atuais necessidades. O conjunto das edificações começou a ser planejado a partir do projeto da nova portaria em 2016, seguido de um Master Plan para definir prioridades e o cronograma das obras. Em 2018 ficaram prontos dois blocos, academia e área infantil. Na sequência, em 2020 foi executada a obra da edificação principal que centraliza as atividades do centro de convivência do conjunto: o restaurante, bar, salão de jogos e festa, lanchonete e mercado. Fotos: André Scarpa. Texto: arquitetos.
O partido adotado para o projeto começou com a opção pelo sistema construtivo com1. As obras precisavam ser ágeis e este sistema, além de atender a proposta arquitetônica, resolve a questão da agilidade. Para os diversos blocos do conjunto, mesmo construídos em datas diferentes, utilizou-se o mesmo modelo de pórtico, estruturas em formato de duas águas com pequenas variações de vãos (12 e 14 metros) e de pérgolas e varandas em balanço. Os beirais e varandas são os elementos de conexão entre os blocos, resultando sempre num contato leve e delicado na transição entre os diversos espaços. O grande desafio foi fabricar as estruturas de madeira antes do início da obra para que a execução do conjunto principal fosse concluída em apenas nove meses. Predominam materiais como madeira, pedra e telhado de barro.
O destaque fica por conta dos grandes vãos vencidos pelos pórticos em madeira, com destaque especial para a área de recepção e acesso ao conjunto. Com dez metros de vão, uma cobertura de madeira colmeia de seis metros de altura apoia-se em duas paredes de pedra com a mesma altura, compondo um grande espaço vazio que atravessa o conjunto, vazando-o, o que antecipa a vista da marina para quem acaba de chegar. Este grande hall localiza a pessoa que entra diante da vista especial da marina e orienta a divisão de atividades, seja à direita para o setor gastronômico de bar e restaurante em deck e varanda, ou à esquerda para área de jogos, festa, lanchonete e mercado.
A iluminação natural é parte fundamental na Arquitetura. O conjunto de formato longitudinal tem iluminação e ventilação farta pelas duas faces de todo seu comprimento. Todos os ambientes se abrem para a marina em grandes vãos de vidro. No Hall de acesso, a luz entra pelas colmeias, escorrendo-se pelas paredes de pedra e iluminando o jardim interno. A iluminação artificial foi projetada em conjunto com toda a arquitetura desde o princípio. Tem harmonia total com os elementos estruturais de madeira, paredes de pedra e jardins. Destaque para a delicadeza da luz nos quadrantes da colmeia de madeira definidos com precisão.
Comments